Página Inicial > Notícias > Notícias (Foto Pequena) > Jornalistas do IFMA lançam Outubro de 71: Guerra dos Mundos

Jornalistas do IFMA lançam Outubro de 71: Guerra dos Mundos

• publicado 27/10/2011 22h21
  • última modificação 27/10/2011 22h21
MarielaeRmulo_livroOs jornalistas Mariela Carvalho e Romulo Gomes, integrantes da Assessoria de Comunicação do IFMA (Asscom), lançaram na quarta (26), no Palácio Cristo Rei, em São Luís (MA), o livro Outubro de 71: memórias fantásticas da Guerra dos Mundos. A pesquisa resgata a memória do rádio maranhense, ao abordar um programa especial de aniversário da rádio Difusora em 1971 que transformou a rotina da cidade ao narrar a invasão da Terra por alienígenas.

A adaptação radiofônica da obra de ficção científica “A guerra dos mundos” (publicada em 1898 por H. G. Wells) pôs o Exército em alerta, fechou boa parte do comércio e provocou pânico generalizado entre a população de São Luís.

livrooutubro71Financiada pela Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (Fapema), a publicação é fruto do trabalho de pesquisa coordenado pelo professor Francisco Gonçalves, do Departamento de Comunicação Social da Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Participaram do trabalho, ainda, os comunicólogos Aline Cristina, Andréia Lima, Elen Mateus, Kamila Mesquita, Karla Miranda e Sarita Bastos.

Para Mariela Carvalho, a experiência de elaboração do livro proporcionou um encontro de geração de profissionais da comunicação. “O trabalho foi muito gratificante, pois retrata a própria história de São Luís”, resume. “Fico muito satisfeita em contribuir com a memória do rádio do Maranhão e do Brasil”, conclui.

Segundo Romulo Gomes, o trabalho estimulou o contato com a produção científica. “A pesquisa proporcionou uma reflexão sobre a nossa prática profissional, ao tratar do poder da comunicação através do rádio”, confessa.

Graduada em 2007, Mariela Carvalho tem mais quatro artigos científico publicados, três trabalhos publicados em anais de congresso e sete trabalhados apresentados, enquanto Romulo Gomes (graduado no mesmo ano), detém mais outro artigo, 02 trabalhos em anais e sete apresentações de trabalhos. “Para nós do IFMA é uma imensa satisfação ter em nossa equipe profissionais que também trabalham com a pesquisa”, avalia Marlon Botão, Coordenador de Comunicação Institucional. “Estamos sempre incentivando a equipe a buscar o aperfeiçoamento profissional e o engajamento em projetos sociais”, finaliza.

chicogonalvesAs lendas maranhenses, a escatologia cristã, a novela o Homem que deve morrer, a viagem à Lua e programas televisivos como Planeta dos Macacos e Odisséia no Espaço completaram o cenário da bucólica São Luís dos anos 70, em plena ditatura miliar, que deram realismo ao fabuloso e ao fantástico do programa da Difusora. Para o coordenador do trabalho, prof. Francisco Gonçalves, “a rádio Difusora cumpriu o papel de revelar o poder do rádio e do jornalismo como instância de mediação no espaço público”.

Memória
Na época, uma unidade do Corpo de Bombeiros chegou a ser acionada durante o programa, e um oficial do Exército, que participava de um churrasco na cidade de Pinheiro, fretou um voo para levá-lo à capital, onde constatou que o relato da Difusora não correspondia à realidade.

Por causa disso, e depois de encerrada a transmissão, uma patrulha do Exército invadiu a rádio e exigiu sua lacração – a emissora ficou fechada por três dias.

A pesquisa (que recuperou e disponibilizou o roteiro e o áudio do programa maranhense juntamente com o livro) vem despertando o interesse nacional de jornalistas e pesquisadores.

O lançamento do livro foi prestigiado por uma platéia lotada, composta por profissionais da mídia, pesquisadores, comunidade acadêmica, por parlamentares, pelo vice reitor da UFMA, Antonio Oliveira, e pela representante da Fapema Rita Seabra.

Fica a dica de leitura !!!