Página Inicial > Notícias > Notícias (Foto Pequena) > Instituto recebe campeão dos Jogos Parapan-Americanos de Guadalajara

Instituto recebe campeão dos Jogos Parapan-Americanos de Guadalajara

• publicado 24/11/2011 18h09
  • última modificação 24/11/2011 18h09
parapan3Marcos Rogério Pinheiro Barros, 19 anos, deficiente visual por conta do glaucoma, trouxe para o Maranhão a medalha de ouro na modalidade Futebol de 5, adquirida em um jogo emocionante,  quando o Brasil venceu a Argentina por 1 a 0, no final da prorrogação nos Jogos Parapan-Americanos de Guadalajara 2011. A vitória fechou o evento com o 81º ouro do País, líder absoluto no quadro de medalhas.

O campeão treina há seis anos no Centro Desportivo Maranhense de Cegos (CDMAC), que tem o apoio do Instituto Federal do Maranhão (Campus Monte Castelo) para realizar seus treinos, além do trabalho da professora de educação física da instituição, Silvana Cardoso Ramos, que é técnica do time.

parapan2Na tarde desta quarta-feira, 23, Marcos foi conduzido em carro aberto do Corpo de Bombeiros ao pátio da escola, onde foi recebido pela reitora em exercício do IFMA, Marise Piedade, pela diretora do campus, Regina Muniz e demais servidores.

“Essa é uma das formas de garantirmos a inclusão da pessoa com deficiência”, avalia o reitor do IFMA, José Ferreira Costa, que por estar a trabalho em Salvador – BA, cumprimentou o medalhista por telefone.

Parapan1De acordo com o presidente do CDMAC, Jackson Bulhões, Marcos sempre quis ser atleta profissional e realizou este sonho por meio da cegueira. “Graças a este trabalho desenvolvido com o apoio do IFMA e ao Comitê Paraolímpico Brasileiro ele alcançou o pódio maior”, disse, anunciando que em dezembro mais três atletas serão enviados para a Seleção Brasileira de Futebol de Cegos.

parapan4“Agradeço a todos pela oportunidade de ganhar esta medalha, que é muito importante para mim, mas que ficará guardada no coração de todos vocês”, enfatizou Marcos. De acordo com as informações do Comitê Paraolímpico Brasileiro, a medalha de ouro da Seleção de Futebol de 5 foi a última conquista brasileira no Parapan de Guadalajara. O país terminou os Jogos em primeiro lugar no quadro geral de medalhas, com um total de 197, sendo 81 de ouro, 61 de prata e 55 de bronze, mantendo a hegemonia conquistada no Rio há quatro anos.

Assunto(s): Campus Pinheiro