Página Inicial > Notícias > Notícias (Foto Pequena) > Inclusão pela música no Campus Buriticupu

Inclusão pela música no Campus Buriticupu

• publicado 20/12/2011 20h24
  • última modificação 20/12/2011 20h24
A 3ª edição do Instituto Cidadão, realizada no último sábado, 17, no Instituto Federal do Maranhão – Campus Buriticupu – foi marcada pelo lançamento do Projeto de Inclusão pela Música, que homenageou “in memorian” o músico e maestro Raimundo Nonato Rodrigues de Araújo, professor aposentado do antigo CEFET – e um dos grandes ícones da música popular maranhense.

Incluso_pela_msica1Na ocasião o filho mais novo do maestro, Fabiano José Correia de Araújo, e as duas netas, Letícia Albuquerque e Luciana Gonçalves, receberam das mãos do pró-reitor de Planejamento e Administração, Roberto Brandão, ali representando o reitor José Costa, a “Medalha Ronald de Carvalho”, conferida ao músico pelos relevantes serviços prestados a educação profissional e tecnológica no Maranhão. “Fico contente por saber que meu pai deixou esta marca no estado”, disse Fabiano.

“O IFMA aqui demonstra o que é trabalhar com afinco e objetividade, homenageando maestro Nonato, visto como uma pessoa que se interessava pelos outros, especialmente ao utilizar-se desta linguagem universal, que são as sete notas musicais”, ressaltou Roberto.

Inclusao_pela_musica3O diretor do campus, Ronald Corrêa, ex-aluno de Nonato lembrou sua dedicação e cobranças como maestro. “Temos orgulho em homenageá-lo por meio de um projeto de qualificação profissional através da música. Nós, que estamos aqui há cinco anos, sabemos do potencial desta comunidade”, comentou.

“Estamos colhendo uma semente plantada no passado, quando sonhávamos ampliar o vocabulário musical da escola”, comentou a professora de artes, Silvia Lima. Instt_cidd04Durante o evento a Banda Marcial da escola se apresentou pela primeira vez para o público, com 26 componentes, e regida por Marck Wycla (maestro Teixeira), que atua de forma voluntária junto aos alunos.

inclusao_pela_musica2Dentre os objetivos do projeto está o de ministrar aulas de música para alunos do campus, para alunos das escolas de ensino fundamental do município e para a comunidade. Tem ainda o coral de alunos e servidores, que homenageia o “maestro Chico Pinheiro” e o coral para os filhos de alunos do Proeja.

Assunto(s): Campus Pinheiro