Página Inicial > Notícias > Notícias (Foto Pequena) > Educação a distância: alunos de Serviço Público apresentam sugestões a prefeitos

• publicado 29/12/2011 21h28
  • última modificação 29/12/2011 21h28

etec-1a_foto1Com o objetivo de promover a reflexão acerca da prestação e oferta dos serviços públicos, alunos do Curso Técnico em Serviço Público do IFMA, na modalidade Educação a Distância (Programa Rede e-Tec Brasil), participaram, nos dias 17 e 18 de dezembro, do Seminário em Gestão Pública, realizado em municípios-polo no Maranhão.

etec-2a_foto2No Seminário foram abordadas Política de Gestão Ambiental, Lei Orgânica Municipal e Políticas Municipais para a Infância e Adolescência. Os alunos realizaram pesquisas interdisciplinares em cada município-polo de origem na área de Gestão Pública, possibilitando a compreensão significativa da realidade local. “Essa atividade constituiu-se num pressuposto fundamental de qualificação para os nossos alunos”, afirma a coordenadora do curso, profa Marinalva Macêdo. “Eles puderam compreender a realidade por meio do mapeamento de políticas públicas e da apresentação de propostas de melhorias aos agentes públicos locais”, complementou.

Nos municípios de Brejo e Porto Franco, as autoridades locais estiveram presentes prestigiando os trabalhos. Segunda a professora Marinalva Macedo, o prefeito de Brejo, José Farias de Castro, mostrou-se impressionado com as fotos do amontoado de lixo que foram apresentadas e “já colocou em prática uma das sugestões do grupo de trabalho Gestão Ambiental”.

O grupo de pesquisa que tratou da Lei Orgânica Municipal de Brejo pontuou situações, confrontando-as com a realidade local e ressaltou algumas competências, cujo cumprimento não vem sendo efetivado. Diante disso, o Presidente da Câmara Municipal, Daniel Macatrão Filho, solicitou ao grupo que fizesse um trabalho de divulgação dessa Lei para a comunidade.

Já no município de Porto Franco, o prefeito Deoclides Macêdo, lançou um edital de concurso criando vagas para a função de Técnico em Serviço Público. Também o prefeito de Brejo se comprometeu a adotar o mesmo procedimento.

Em Pinheiro, o Seminário resultou no alerta aos participantes quanto aos riscos a que estão sujeitos ao consumir um tipo de peixe da região, cujo ventre estava contaminado de verminose devido à poluição do rio local.

etec-3a_foto3Para a profa Marinalva Macedo, o resultado foi satisfatório. “Os alunos demonstraram habilidades construídas ao longo do curso e que são requeridas para a construção de competências profissionais”, concluiu.

Assunto(s): Campus Pinheiro