Página Inicial > Notícias > Notícias (Foto Pequena) > Pesquisadores do IFMA são premiados no encerramento do SEPPIE

Pesquisadores do IFMA são premiados no encerramento do SEPPIE

• publicado 02/04/2012 15h02
  • última modificação 02/04/2012 15h02

Seppie_2012_Premiao_1Na última sexta, 30, foi encerrado o II Seminário de Pesquisa, Pós-Graduação, Inovação e Extensão (SEPPIE). A cerimônia foi marcada pelas premiações dos trabalhos de pesquisas em várias categorias. Durante o evento foram apresentados 880 trabalhos científicos, além da realização de minicursos e palestras.

“O SEPPIE é o momento para expor nossa produção, aproximar a ciência da comunidade e demonstrar como essas pesquisas podem contribuir com a qualidade de vida da sociedade maranhense”, avaliou o Pró-reitor de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação do IFMA, Hilton Rangel.

Seppie_2012_Premiao_3

Para a Diretora de Pesquisa e Pós-graduação, Natilene Brito, esta edição consolidou o evento no calendário científico do Maranhão. “Este momento proporciona o intercâmbio entre os pesquisadores e possibilita a construção de parcerias entre instituições”.

Premiados

Trabalhos de várias áreas do conhecimento foram premiados. Um dos destaques foi o trabalho Seppie_2012_Premiao_2da área de ciências sociais desenvolvido pela aluna do Campus Barreirinhas, Mali Raiol, orientada pelo professor de filosofia Wagner Sousa.

“Nós estudamos a cultura popular a partir das suas relações com os espaços urbanos. No caso específico, pesquisamos o bumba-meu-boi e como ele percorreu os espaços da periferia e do centro de São Luis no período de 1920 a 1940”, explicou Wagner. O trabalho foi o vencedor da categoria Programa de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (Pibiti).

O vencedor do prêmio de “Melhor professor orientador”, Marcelo Moizinho, destacou o papel Seppie_2012_Premiao_4dessa premiação. “Ela atua como um incentivo para o desenvolvimento das nossas pesquisas na instituição”. Professor de química do Campus Monte Castelo, atualmente, Marcelo orienta 5 trabalhos de iniciação científica, 2 de extensão, 2 orientações de monografia e 3 dissertações de mestrado.

Conheça todos os trabalhos premiados:

Apresentação oral:

1º lugar:

Análise estrutural da prensa contínua e preparo das sementes para extração vegetal.

Orientador: Keyll Carlos Ribeiro

Bolsista: Hellen Cristina Pires

2º lugar:

Desenvolvimento de um protótipo de inspeção visual de qualidade gráfica em embalagens utilizando lógica difusa.

Orientador: Jomar Sales Vasconcelos

Bolsista: Carlos Nihelton Santana de Oliveira

3º lugar:

Análise fitoquímica da espécie Annona muricata (graviola) e divulgação de uso de plantas medicinais nos campi IFMA e nas escolas públicas de nível médio do bairro Monte Castelo e adjacências

Orientador: Fernando José Costa Carneiro

Bolsista: Claudiane da Silva

PIBIC Jr.

1º lugar:

Um estudo dos impactos ambientais sobre a Àrea de Preservação Permanente (APP) da Lagoa do Joaquim, no município de Açailândia-MA.

Orientador: Suzenilde Costa Maciel

Bolsista: Udson de Oliveira Barros Junior

2º lugar:

Preparação do laboratório de ciências portátil a partir de materiais de baixo custo no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia – Campus Centro Histórico

Orientador: Mineia Sampaio Melo

Bolsista: Clarindo Correa Garces Neto

3º lugar:

Formulação, preparação, caracterização físico-química e avaliação sensorial de geleia de maracujá com pimenta malagueta (Capsicum frutescens) elaborado no IFMA-Campus Codó

Orientador: Frank Soerdilan Resosemito

Bolsista: Thays Adryanne Lima Xavier

PIBITI/IFMA/CNPq 2010-2011

1º lugar:

As relações conflituosas dos espaços citadinos, centro x periferia EM São Luis-MA (1920-1940).

Orientador: Wagner Sousa

Bolsista: Mali Raiol da Silva

2º lugar:

Desenvolvimento de compósito a partir da reutilização de borracha de pneus inservíveis e resina à base de óleo de mamona

Orientador: Antonio Jorge Parga da Silva

Bolsista: Rafaella Moreira Lima Gondim

3º lugar:

Blocos vazados modulares de concreto inovados com adição de cinzas do bagaço da cana e da casca de arroz

Orientador: Antonio Jorge Parga da Silva

Bolsista: Felipe Lima da Costa

Trabalhos acadêmicos – outros

1º lugar:

Ajuste da matriz de (CO) variância residual de características de carcaça obtidas por ultrassonografia em caprinos

Autor: Luiz Antonio Silva Figueiredo Filho

2º lugar:

Elaboração de pães à base de farinha de trigo e amido de milho como aditivo – a importância do glúten no crescimento das massas

Autor: Maria Christina Ferreira de Oliveira Castro

3º lugar:

Ações ambientais do projeto escritório na praia

Autor: Paula Maria Mesquita Santiago

PIBIC Painel

1º lugar:

Inteligência computacional aplicada à analise e controle do nível de concentração da glicose no sangue de pacientes clínicos com diabetes

Orientador: Ginalber Luis de Oliveira Serra

Bolsista: Roseane Costa Diniz

2º lugar

Uso de marcadores ARDRA para análise de polimorfismo genético de espécies do gênero cândida

Orientador: Naiza Maria Castro Nogueira

Bolsista: Marcia Barros Alves

3º lugar:

Comparação dos representantes fitoplanctônicos em dois períodos sazonais diferentes da lagoa do Angelim em São Luís do Maranhão

Orientador: Naiza Maria Castro Nogueira

Bolsista: Paula Maria Mesquita Santiago

1º lugar:

Qualidade das aguardentes de cana produzida em alambiques da baixada ocidental maranhense: municípios de Pinheiro, Palmeirândia, Peri-Mirim e o povoado de São Joaquim.

Orientador: Silvio Carlos Coelho

Aluna: Leidiana de Sousa Lima