Página Inicial > Notícias > Notícias (Foto Pequena) > Instituto Federal assina acordo de cooperação com a Fapema

Instituto Federal assina acordo de cooperação com a Fapema

• publicado 08/05/2012 20h28
  • última modificação 08/05/2012 20h28

fapema1A reitora pró-tempore do IFMA, Valéria Martins e a diretora-presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (Fapema), Rosane Guerra assinaram na tarde desta terça (8), acordo de cooperação visando à concessão de bolsas de mestrado, doutorado e iniciação científica.

faPEMA2Para Rosane Guerra, o acordo só ratifica os investimentos que vem sendo feitos em favor do fortalecimento da pós-graduação no estado. “Há um aumento na demanda e nós estamos acompanhando essa procura com um incremento no número de bolsas de pesquisa”, disse.

De acordo com o pró-reitor de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação do IFMA, Hilton Rangel, a Fapema está promovendo a transferência do acompanhamento da gestão de bolsas de iniciação científica e doutorado. “A Fapema continuará com a concessão das bolsas e nós faremos a seleção dos alunos”,

A assinatura do acordo aconteceu na sede da vice-governadoria, no Palácio Henrique de La Roque e contou com a participação de representantes de outras instituições de ensino superior do Estado. que também assinaram convênios com a Fapema. Foram definidas as cotas institucionais para cada programa, incrementando o número de beneficiados bem como agilizando o processo de implementação dos auxílios.

Lançamento

Ao fim da reunião, o prof. Claudio Urbano Bittencourt Pinheiro fez o lançamento do livro Palmeiras do Maranhão (Onde Canta o Sabiá), publicado com o apoio da FAPEMA. Na publicação de 232 páginas, o autor evidencia a importância das palmeiras e disponibiliza informações sobre as mesmas, de forma a honrar a memória de Gonçalves Dias.

Assunto(s): Campus Pinheiro