Página Inicial > Notícias > Notícias (Foto Pequena) > Palestra traz reflexões sobre a abolição da escravatura

Palestra traz reflexões sobre a abolição da escravatura

• publicado 17/05/2012 13h19
  • última modificação 17/05/2012 13h19
13maioAlunos do curso integrado de Eletrotécnica 1º ano da disciplina de Língua Portuguesa, ministrada pelo professor Gerson Lindoso, participaram no último dia 14 de maio, no IFMA – Campus Monte Castelo, da palestra “Os reais sentidos e significados da abolição da escravatura no Brasil: o 13 de maio”.
O professor Lindoso explicou que reflexões a respeito de temas sociais contemporâneos contribuem para uma formação mais ampla e crítica dos alunos. “Além de contribuir para uma manutenção valiosa de suas visões de mundo, desconstrói discursos equivocados, dentre eles sobre o sistema de cotas raciais nas instituições de ensino brasileiras”, complementa.
13maio-2Foram convidados para essa conversa os professores Aniceto Cantanhede da UFMA, coordenador geral do Centro de Cultura Negra do Maranhão (CCN) e o educador social, militante do movimento negro, Robson Santos, tendo apoio como debatedor o professor de Filosofia, José Antonio Pinheiro Junior (IFMA – Campus Centro Histórico).
Coube a eles manter um diálogo aberto sobre a falsa libertação dos escravos no dia 13 de maio de 1888, além de questões relacionadas ao negro no Brasil contemporâneo, dentre elas a polêmica discussão sobre o sistema de cotas.
Nesse mês de maio o CCN realizou a 33ª edição da Semana do Negro no Maranhão, promovendo palestras, exposições e uma série de atividades relacionadas aos temas afro-brasileiros em escolas públicas e particulares e São Luís.
Assunto(s): Campus Pinheiro