Página Inicial > Notícias > Evento discute inclusão das pessoas com deficiência

Evento discute inclusão das pessoas com deficiência

I Simpósio de Educação Inclusiva realizado pelo IFMA Campus Pinheiro ocorreu no dia 23 de setembro
  • publicado 28/09/2015 15h13
  • última modificação 28/09/2015 15h13
I Simpósio de Educação Inclusiva - Campus Pinheiro

I Simpósio de Educação Inclusiva é realizado no IFMA Campus Pinheiro

Discutindo os direitos à educação das pessoas com deficiência, o IFMA Campus Pinheiro realizou, no dia 23 de setembro, o I Simpósio de Educação Inclusiva. O evento buscou sensibilizar familiares e a comunidade acadêmica do instituto quanto à necessidade de integração, no ambiente escolar, das pessoas com deficiência.

O simpósio, alusivo ao Dia Nacional da Luta das Pessoas com Deficiência, comemorado em 21 de setembro, foi organizado pelo Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Educacionais Específicas (NAPNE) do Campus Pinheiro. Durante o evento, foram realizadas palestras sobre a educação inclusiva e outras atividades pedagógicas, como: o Cantinho da Saúde; lazer e recreação inclusivos; oficinas de Braille, Libras e Soroban; sessão de filmes com audiodescrição; apresentação do grupo de dança dos alunos da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE).

O Dia Nacional da Luta das Pessoas com Deficiência foi instituído pela Lei 11.333, de 14 de julho de 2005. No entanto, sua comemoração vem desde 1982, por iniciativa de movimentos sociais, que escolheram a data 21 de setembro, que é também o Dia da Árvore, justamente por causa da proximidade do início da primavera, 23 de setembro. A data simboliza o sentimento de renovação em prol da cidadania, inclusão e participação plena na sociedade.