Página Inicial > Notícias > Novo diretor do Campus Pinheiro aponta desafios

Novo diretor do Campus Pinheiro aponta desafios

Empossado na última sexta-feira (16), o novo diretor-geral falou sobre as expectativas para o seu mandato.
  • publicado 21/09/2016 15h51
  • última modificação 21/09/2016 21h41

posse-vandeberg-araujo-campus-pinheiroO novo diretor-geral do Instituto Federal do Maranhão (IFMA) Campus Pinheiro, Vandeberg Araújo, foi empossado pelo reitor na última sexta-feira (16), em cerimônia realizada em São Luís. Além dele, tomaram posse outros 17 diretores de campi eleitos para um mandato de quatro anos (2016-2020).

Vandeberg Araújo conta que, apesar da crise pela qual passa o país, as expectativas para o novo ciclo são boas. O gestor revela, ainda, que pretende continuar com o desenvolvimento institucional que foi resultado da atuação da gestão anterior nos últimos anos. “No tocante ao ensino, temos como prioridade a instalação dos cursos superiores no campus, bem como a ampliação da nossa atuação para toda a região da Baixada Maranhense”, complementa.

O diretor também destaca que, em seu mandato, pretende ampliar parcerias e número de projetos de pesquisa e extensão desenvolvidos no campus como forma de contribuir para a melhoria dos indicadores sociais, econômicos e culturais das comunidades atendidas.

Perfil

Vandeberg Pereira Araújo é graduado em Letras pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA) e tem Especialização em Linguística Aplicada ao Ensino de Língua. Ingressou no IFMA em 2010, como assistente de alunos; em 2014 entrou no cargo de técnico em assuntos educacionais. Antes de ser eleito diretor-geral, era chefe do Departamento de Extensão e Relações Institucionais (desde 2011). Foi presidente da Comissão Organizadora do Seletivo Campus Pinheiro – de 2012 a 2015. Atuou como professor do Mulheres Mil e do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec). Também foi coordenador adjunto do Pronatec.

Gestão anterior

O ex-diretor do campus, Mariano Matos, atuou por três anos como gestor geral e avaliou a transparência, o incentivo à qualificação e a estruturação inicial do campus como os pontos mais relevantes do trabalho realizado. “Deixamos a escola com o seu quadro funcional praticamente completo, com 56 professores e 40 técnicos administrativos. Temos hoje quatro professores doutorandos, um técnico administrativo mestre e outros dois mestrandos. O campus atende 800 alunos, apoiamos a estruturação do grêmio estudantil e deixamos em pleno funcionamento laboratório de informática, o melhor auditório da região e o Núcleo de Apoio às Pessoas com Necessidades Educacionais Específicas. Temos um calendário de eventos e elaboramos projetos para ampliação, implantação de novos laboratórios e programa de extensão”, pontuou.