Página Inicial > Notícias > IFMA realiza Semana de Arte Moderna no Campus Pinheiro

IFMA realiza Semana de Arte Moderna no Campus Pinheiro

O evento relembrou a importância da Semana de 1922, marco do movimento Modernista do Brasil.
  • Assessoria de Comunicação, com informações do campus
  • publicado 22/09/2016 15h24
  • última modificação 22/09/2016 15h24

semana-de-arte-moderna-pinheiroO Instituto Federal do Maranhão (IFMA) Campus Pinheiro realizou, nos últimos dias 20 e 21 de setembro, a “I Semana de Arte Moderna: rupturas em debate”. O evento foi idealizado por professores e alunos do terceiro ano dos cursos técnicos em Administração e Meio Ambiente, contemplando ainda as demais turmas do campus nos turnos matutino, vespertino e noturno.

A abertura dos trabalhos contou com apresentações musicais, de poemas e palestras relembrando a importância do evento de 1922, a Semana de Arte Moderna em São Paulo, que deu início ao movimento Modernista no Brasil. Também foram promovidas exposições permanentes compostas por releituras das telas “Operários” e “Abaporu”, de Tarsila do Amaral, além de caricaturas de personagens da Baixada, sessão de cinema e oficinas de poesia, teatro, caricatura e fanzine.

As discussões pontuadas na programação partiram dos estudos de Artes e Literatura, desenvolvidos pelas professoras Meire Assunção e Elijames Moraes. O trabalho visou estimular o imaginário dos alunos, sensibilizando-os para a importância de um estudo mais reflexivo e humanizado, estendendo o debate sobre as questões de gênero, os padrões implantados pela sociedade e sobre a inclusão no ambiente escolar.