Campus Pinheiro sedia reunião do Colégio de Dirigentes
Nesta quinta-feira (13), o reitor, pró-reitores, diretores gerais e sistêmicos se reuniram na 73ª Reunião do Colégio de Dirigentes (Coldir), realizada no Auditório do Instituto Federal do Maranhão (IFMA) Campus Pinheiro, para debater as seguintes pautas: projetos estratégicos do IFMA (Campus Referência, Escritório de Processos, Gestão do Conhecimento e Sistema de Gestão de Tarefas); lançamento de novas funcionalidades do SUAP: versão mobile para alunos e o módulo do cálculo de pagamento para substituto; e Planejamento Orçamentário 2018.
Na abertura da reunião, o diretor-geral do Campus Pinheiro, Vandeberg Pereira, desejou boas-vindas aos dirigentes e falou sobre o trabalho que a unidade vem desenvolvendo ao longo do último ano. “Aqui é um espaço de diálogo, que gosta de receber as pessoas… estamos sempre abertos à comunidade”. A diretora de Desenvolvimento de Ensino, Jully Hellen Carvalho, fez uma breve apresentação dessas ações, apontando os resultados alcançados com a execução dos projetos de extensão e de pesquisa. Houve também a apresentação de estudantes do campus que participam de um projeto de educação musical coordenado pelo professor Weeslem de Lima e pelos técnicos administrativos Rógenes Parga e Vivaldo Filho.
O reitor e presidente do Coldir, Roberto Brandão, fez uma explanação sobre o cenário orçamentário esperado em 2018 para as instituições que compõem a Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica. À frente da gestão do Conif (entidade que reúne os reitores dos Institutos Federais), Roberto Brandão socializou com os dirigentes as ações de articulação que a entidade vem realizando junto à Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação (Setec/MEC), a fim de garantir recursos para a consolidação e manutenção da rede. “Os Institutos Federais precisam demonstrar cada vez mais para a sociedade qual o seu papel, o seu valor e as suas potencialidades”, apontou, reiterando a necessidade de um bom planejamento para que o IFMA continue exercendo seu papel transformador no Estado do Maranhão.
Confira as pautas discutidas no Coldir:
Projetos estratégicos do IFMA
Como fruto do Planejamento Estratégico 2016-2020, o IFMA irá implementar 17 projetos estratégicos. Na reunião do Coldir, foram apresentados quatro desses projetos: Campus Referência, Escritório de Processos, Gestão do Conhecimento e Sistema de Gestão de Tarefas. O pró-reitor de Planejamento e Desenvolvimento Institucional e coordenador geral do Planejamento Estratégico, Carlos César Teixeira, repassou alguns informes sobre a construção do planejamento, explicando a importância dos projetos para alcançar melhores resultados institucionais.
- Campus Referência: o projeto será liderado pelo diretor de Gestão de Infraestrutura, Berto de Tácio, e seu objetivo é desenvolver estratégia para a implementação de investimentos na infraestrutura física (obras, manutenção, reformas e serviços de engenharia), materiais e equipamentos nos campi do IFMA. Sua contribuição para o Mapa Estratégico será a adequação e consolidação da infraestrutura acadêmica, administrativa e tecnológica;
- Sistema de Gestão de Tarefas: também liderado por Berto de Tácio, o projeto visa desenvolver um sistema para gestão de tarefas administrativas e seus respectivos prazos. Uma tarefa pode ser delegada para um ou mais membros da equipe. O sistema emite um relatório de tarefas. A contribuição do projeto para o Mapa Estratégico será mapear e simplificar processos de trabalho;
- Gestão do Conhecimento: liderado pelo diretor de Administração, Humberto Guimarães, o objetivo do projeto é definir e implantar um modelo de Gestão do conhecimento, tendo como base conceitual o Modelo de Gestão do Conhecimento para a Administração Pública Brasileira (MGCAPB), apresentado em 2012 pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea). A Gestão do Conhecimento é um método integrado de criar, compartilhar e aplicar o conhecimento para aumentar a eficiência, melhorar a qualidade e a efetividade social e contribuir com os princípios da Administração Pública;
- Escritório de Processos: também liderado por Humberto Guimarães, o projeto busca a implantação de uma unidade de apoio para gerir melhor os processos do Instituto. A proposta se baseia na gestão por processos, com a quebra do paradigma funcional/departamental.
Novas funcionalidades do SUAP
O diretor de Gestão de Tecnologia da Informação, William Mendes, apresentou as novas funcionalidades desenvolvidas pela equipe da DGTI para o Sistema Integrado de Administração Pública (SUAP): a versão mobile para estudantes e o módulo de cálculo de pagamento para substituto.
SUAP mobile – A versão mobile do SUAP para estudantes já está disponível para alunos matriculados nos campi que usam como sistema acadêmico o SUAP Edu. No aplicativo, o aluno pode consultar os locais e horários de aula. Na “turma virtual”, é possível verificar os nomes e e-mails dos alunos matriculados na disciplina, fazer download de materiais disponibilizados pelo professor e as aulas registradas. Há também um campo para troca de mensagens entre os participantes da turma. O SUAP mobile possibilita o envio de mensagens e notificações para os alunos e futuramente, vai permitir a consulta do histórico escolar.
Módulo de cálculo de pagamento para substituto – Hoje o cálculo do valor a ser pago para servidores que substituem titulares de cargo de direção é feito de forma manual, o que torna o processo muito lento e passível de erros. Com o objetivo de automatizar esse cálculo, a DGTI desenvolveu um novo módulo. Após o preenchimento do formulário, será gerado um relatório com todas as informações do processo, apontando o valor devido ao servidor de acordo com o período de substituição.
Planejamento Orçamentário 2018
O pró-reitor de Administração, Washington Ferreira, e o chefe do Departamento de Orçamento e Finanças, Juariedson Lobato, apresentaram a Matriz Conif 2018, documento que estabelece as diretrizes para a distribuição dos recursos para as instituições que integram a Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica. Na apresentação, eles explanaram os critérios que são utilizados para definir o orçamento e esclareceram dúvidas dos dirigentes sobre a previsão orçamentária em 2018 para cada uma das unidades do IFMA.
Galeria de fotos
Redes Sociais