Página Inicial > Notícias > Realizado I Seminário de Pesquisa e Metodologia Científica do Campus

Realizado I Seminário de Pesquisa e Metodologia Científica do Campus

• Com informações do Campus Pinheiro
  • publicado 21/07/2017 13h02
  • última modificação 21/07/2017 13h03

O Campus Pinheiro do Instituto Federal do Maranhão (IFMA) realizou, no sábado, dia 15, o seu I Seminário de Pesquisa e Metodologia Científica. As atividades ocorrem no auditório da unidade e contaram com a participação de alunos dos cursos de Administração, Logística, Meio Ambiente, Edificações e Informática. Na ocasião foram apresentados 25 projetos de pesquisas orientados pelo professor Claudeilson Pinheiro Pessoa, regente da disciplina de Metodologia Cientifica e de Projetos.

“Foi um momento enriquecedor aos alunos. Eles conheceram mais sobre os processos científicos e principalmente sobre a fase de concepção e elaboração de projetos de investigação, desenvolvendo assim, os princípios indissociáveis de ensino, pesquisa e extensão”, destaca Claudenilson.

Os projetos apresentados foram os seguintes:

1. Administração de franquias e repercussões no comércio local: o Subway em Pinheiro _MA;
  2. Administração de postos de combustíveis: processos gerenciais no Posto Ipiranga em Pinheiro_MA;
  3. O perfil do Administrador do IFMA Campus Pinheiro: limites e possibilidades de sua atuação ;
  4. Administração pública e efetividade social dos serviços oferecidos: Um estudo de caso na prefeitura de Pinheiro _MA;
  5. Administração do setor elétrico: os serviços da CEMAR de Pinheiro _MA;
  6. Processos gerenciais desenvolvidos na empresa Noroeste em Pinheiro _MA e seus reflexos nas vendas;
  7. Os processos gerenciais desenvolvidos no IFMA Campus Pinheiro: desafios do administrador.
  8. Impactos ambientais e Agronegócios na Agrovila em Palmeirandia _MA;
  9. Impactos ambientais apartir da construção da rodoviária em Pinheiro _MA;
  10. Impactos socioambientais e visões de ribeirinhos próximos a APA em Pinheiro _MA;
  11. Incidência de mortes de animais na BR 116: causas e consequências;
  12. Representações de moradores que residem próximos ao Lixão de Pinheiro;
  13. Poluição Sonora e suas repercussões em São Bento_MA.