Página Inicial > Notícias > Notícia do Portal > Campus Pinheiro realiza evento sobre gênero e sexualidade

Campus Pinheiro realiza evento sobre gênero e sexualidade

O ciclo de estudos teve participação de alunos, servidores e comunidade.
  • publicado 30/08/2017 09h53
  • última modificação 30/08/2017 09h53

O Instituto Federal do Maranhão (IFMA) Campus Pinheiro realizou, no último sábado (26),o I Ciclo de Estudos em Gênero, Corpo e Sexualidade. O evento foi aberto à comunidade e contou com mesas redondas, palestras e performances artístico-culturais. Nessa primeira edição, o tema escolhido para as discussões foi “Corpo, gênero e sexualidade na perspectiva da diversidade”.

A programação teve participação de pesquisadores – alguns deles servidores do campus – que estudam direitos sociais de minorias. Entre os assuntos debatidos, estiveram: “invisibilidade da mulher na política dos municípios da Baixada Maranhense”, “empoderamento de mulheres negras”, “sexualidade da pessoa com deficiência”, “sexualidade adolescente” e “violência contra a mulher e público LGBT”.

O ciclo de estudos faz parte de um projeto de extensão coordenado pelo professor Claudeilson Pessoa. A próxima edição já tem tema definido: “Corpo e escola : disciplina e liberdade no cotidiano escolar “. Os grupos de discussão envolvidos na organização dos eventos no Campus Pinheiro são o Coletivo de Gênero, Etnia e Diversidade e o Grupo de Estudos em Sociologia , Marketing e Exclusão Social.