Página Inicial > Notícias > Campus realiza fórum de planejamento estratégico

Campus realiza fórum de planejamento estratégico

Participantes discutiram desafios e construíram propostas para o Planejamento institucional.
  • Maycon Rangel
  • publicado 01/12/2017 18h40
  • última modificação 01/12/2017 18h47

(Da esq. à dir.) Valter Soares, Vandeberg Araújo, Carlos César, Roberto Brandão e Marcus Flávio

O Instituto Federal do Maranhão (IFMA) está construindo seu Planejamento Estratégico 2016-2020, iniciativa que estabelece metas, indicadores e projetos que visam alcançar a excelência institucional. Com o propósito de receber as contribuições da comunidade interna e externa para o planejamento, estão sendo realizados fóruns em todas as unidades do Instituto. Na terça-feira (28), o Campus Pinheiro recebeu o 28º Fórum de Planejamento Estratégico (acompanhe as etapas anteriores).

O reitor, Roberto Brandão, mencionou que um dos principais objetivos do planejamento estratégico é estreitar a relação do IFMA com o setor produtivo e o setor público, a partir da transferência de conhecimentos e tecnologias desenvolvidos por estudantes e pesquisadores das diversas unidades do Instituto. “Precisamos aprimorar a interação do potencial que temos com aquilo que a comunidade externa espera e precisa. Para isso, precisamos transpor a fase do planejar para a fase do executar, buscando responder aos anseios da população maranhense, seja com soluções tecnológicas, seja com uma formação de qualidade voltada para as demandas do mundo do trabalho”.

O diretor-geral do Campus Pinheiro, Vandeberg Araújo, ressaltou o papel da comunidade na construção do planejamento. “O IFMA é uma instituição que pensa os seus caminhos a médio e a longo prazo. Esse é um momento para avaliar o que trilhamos até agora e projetar nossas ações para o futuro. Obrigado pela participação de todos!”.

O pró-reitor de Planejamento e Desenvolvimento Institucional e coordenador geral do Planejamento Estratégico, explicou a relevância do planejamento estratégico como um instrumento de gestão, que vai possibilitar a melhoria das ações de Ensino, Pesquisa, Extensão e Inovação do Instituto. “O IFMA já possui um Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) com vigência de 2014 a 2018. No entanto, percebemos a necessidade de uma ferramenta mais eficaz para dimensionarmos as metas e indicadores e perceber se estamos alcançando nossa missão institucional. Em 2018, será construído um novo PDI, que vai se apropriar das ferramentas do Planejamento Estratégico”.

O vereador Valter Soares parabenizou o IFMA e destacou o diálogo que a instituição mantém com o Poder Legislativo municipal. “Nós estamos juntos nessa caminhada. A Câmara está a serviço de apoiar aquilo que é melhor para o nosso município”.

O planejamento estratégico está sendo feito com a consultoria da STEINBEIS-SIBE do Brasil, empresa especializada em transferência de tecnologia e conhecimento. O consultor Marcus Flávio Lenza explicou a metodologia do fórum e, em seguida, os participantes foram divididos em grupos de trabalho. “A instituição precisa conhecer os seus desafios para que, através do planejamento estratégico, eles sejam superados. Planejar é fundamental para crescer e melhorar a cada dia!”.

Metodologia do fórum

Grupo de trabalho elabora propostas para o planejamento estratégico do IFMA

Denominada “Mercado de informações”, a metodologia de trabalho consistiu em levantar soluções para as demandas prioritárias do Instituto, promovendo a discussão dos temas em grupos de trabalho (GTs). As equipes discutiram e consolidaram propostas em cinco eixos temáticos:

• Interação com o mercado:desenvolvimento e melhoria das relações existentes com organizações públicas e privadas, possibilitando a futura inserção dos discentes no mercado de trabalho e a implementação de novos negócios ou mudanças em organizações já existentes;
  • Inclusão social:demandas que possam ser tratadas pelo IFMA visando a responsabilidade ambiental, a inclusão do discente, da comunidade acadêmica e de toda a instituição na temática social;
  • Internacionalização do IFMA:relacionamento do IFMA com organizações de outros países, incluindo parceria com outras instituições de ensino para intercâmbios acadêmicos;
  • Ideias acadêmicas: demandas ligadas às políticas de ensino, pesquisa, inovação e extensão;
  • Interação com a sociedade: demandas a serem tratadas pelo Instituto para aprimoramento de sua relação com a sociedade em geral.

A representante da Colônia de Pescadores de Pinheiro, Domingas Sônia Costa, destaca a importância do diálogo do IFMA com as comunidades tradicionais do município e da região. “Foi muito gratificante participar desse fórum e conhecer de perto os serviços que o IFMA oferece. Vou levar essas informações para os pescadores, que poderão se beneficiar dos cursos e outras ações oferecidas aqui. O IFMA vai poder se aproximar também ainda mais dos pescadores, indo até a colônia conhecer nosso trabalho de perto!”.

Saiba mais

Desde outubro de 2016, o IFMA vem desenvolvendo seu Planejamento Estratégico 2016-2020, com o apoio da organização alemã STEINBEIS-SIBE. O interesse é a melhoria da governança, passando por um processo de alinhamento de objetivos, metas, iniciativas e processos da instituição.

Os fóruns já foram realizados em 28 campi do Instituto. Em 2018, haverá fóruns também no Campus Alcântara e na Reitoria.