Página Inicial > Notícias > Campus prepara alunos para Olimpíada de Matemática dos IFs

Campus prepara alunos para Olimpíada de Matemática dos IFs

Projeto busca aperfeiçoar estudantes que vão participar da 1ª Olimpíada Internacional de Matemática dos Institutos Federais
  • Com informações do IFMA Campus Pinheiro
  • publicado 24/04/2018 14h21
  • última modificação 24/04/2018 14h21

O Instituto Federal do Maranhão (IFMA) Campus Pinheiro está realizando desde o dia 16 de abril aulas preparatórias para a Olimpíada Internacional de Matemática dos Institutos Federais (OMIF Internacional), voltadas para os alunos de 1º a 3º ano da unidade de ensino. Com o tema Funções, a aula inaugural do projeto foi ministrada pelo professor João Batista Pinheiro.

Segundo os coordenadores do projeto, o intuito é aperfeiçoar o conhecimento dos alunos da instituição que têm uma maior afinidade com a disciplina. São trabalhados conceitos lógicos e feitas atividades relacionadas aos assuntos mais cobrados nas principais olimpíadas que aconteceram em todo o território nacional.

As aulas acontecem às segundas e terças-feiras, pela manhã e à tarde, até o dia 8 de maio, visando a participação dos alunos dos respectivos turnos. Os conteúdos são ministrados pela equipe de matemática do campus, formada pelos professores Gabriela Cardoso, Fernando Gomes, Filardes Freitas e José Farias, além de João Batista Pinheiro.

OMIF Internacional

A OMIF Internacional é uma competição internacional de matemática direcionada para alunos do ensino técnico integrado ao nível médio das instituições da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica brasileira e para alunos de escolas do exterior do ensino técnico de nível médio compatível.

A OMIF será realizada em duas etapas: a primeira na escola do candidato e a segunda em um campus da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica brasileira a ser definido a cada ano para sediar a olimpíada no ano subsequente. No primeiro ano, a OMIF se realizará no IFSULDEMINAS – Campus Muzambinho, idealizador da olimpíada.

O projeto nasce no “Biênio da Matemática 2017-2018 Gomes de Sousa”, uma lei instituída como parte da Agenda Positiva do ensino, pesquisa e inovação no país, cujo tema principal é “A Matemática está em tudo” e faz parte dos eventos comemorativos dos 10 anos da criação dos Institutos Federais brasileiros.

Site da OMIF

Contato: