Página Inicial > Notícias > Servidora do IFMA lança livro de poesia no Campus Pinheiro

Servidora do IFMA lança livro de poesia no Campus Pinheiro

Lançamento de “Poesia: vida e sentimentos transcritos”, de Fátima  J. S. Corrêa, ocorreu no dia 25.
  • publicado 30/05/2018 15h37
  • última modificação 30/05/2018 15h37

O livro “Poesia: vida e sentimentos transcritos”, escrito pela servidora Fátima J. S. Corrêa, foi lançado no dia 25 de maio, na Biblioteca Domingos de Castro Perdigão, no Instituto Federal do Maranhão (IFMA) Campus Pinheiro. Estiveram presentes no evento servidores, alunos, participantes da comunidade e membros da Academia Pinheirense de Letras, Artes e Ciências (APLAC).

Fátima J. S. Corrêa recebeu alunos, servidores e a comunidade de Pinheiro durante o lançamento de seu livro.

Para a autora o livro retrata suas perspectivas da vida, seja por momentos vividos ou simples sentimentos que surgiram da observação. “A vida inspirando e fazendo-se em palavras de amor e ódio, alegria e tristeza, idas e vindas, e todas as emoções que a razão insiste em tentar descrever”, disse.

Além deste livro, a autora já possui alguns textos publicados pelo Grupo Editorial Scortecci: “Deixa-me” e “Para um garoto”, em Scortecci 35 anos; “Quando ela veio” e “Se você soubesse” em Palavras abraçadas; “Foi você que…” e “Provocando” em Memórias e passagens de um tempo; Pela EVSA: “Como é uma mulher” em Pérgula Literária VII, e “A mulher em mim” em Pérgula Literária VI.

Como parte do evento, foi realizada uma mostra dos desenhos em arte de grafite da aluna Vanessa Araújo Cantanhede, do curso integrado Técnico em Meio Ambiente. Nas palavras da artista: “eu procuro me expressar, colocar o que sinto no papel, porque existe beleza em todo tipo de sentimento. Quando desenho é o único momento que não consigo pensar em mais nada, isso faz eu me sentir bem”. Também se apresentaram durante o evento a aluna Zípora Sara Silva Barros, do curso integrado Técnico em Edificações, e o servidor Vivaldo José Pinheiro Filho, ambos do Projeto de Música do Campus.

Para propiciar a integração entre os convidados foi disponibilizado um quadro para mensagens. A visitante Karlana B. M. Sousa escreveu para a autora: “Cada palavra que uma mulher negra lança em prol da sua liberdade no mundo, vale para nós todas”.

Para Fátima , o livro “Poesia: vida e sentimentos transcritos” podem ser entendidos como o trecho de Através das Palavras, página 12:

“Através das palavras

Escondo meu rosto

Acalmo meu coração

Disfarço as lágrimas

Transformo a dor em poesia

E o amor em versos”