Página Inicial > Notícias > Campus adere a campanha de doação de sangue

Campus adere a campanha de doação de sangue

Professores e também alunos participaram das doações da campanha Junho Vermelho.
  • publicado 12/06/2018 17h59
  • última modificação 12/06/2018 18h01

O Instituto Federal do Maranhão (IFMA) Campus Pinheiro aderiu à campanha Junho Vermelho e promoveu, nos dias 6 e 7 deste mês, uma ação de coleta de sangue entre alunos e servidores. É a quarta participação do campus em ações semelhantes.

A ação no IFMA teve caráter pioneiro, por se tratar de uma escola de ensino médio técnico, na qual os alunos participaram efetivamente das doações, seguindo, claro, todas as normas de segurança e autorização dos pais exigidas pelos órgãos de controle e fiscalização. Além da coleta pontual, a campanha tem objetivo de fomentar a cultura de doação de sangue, formando uma nova geração de doadores. O Ministério da Saúde estabelece que, para ser um doador, o voluntário precisa ter idade mínima de 16 anos e máxima de 69 anos, pesar no mínimo 50 quilos, não ter ingerido bebida alcoólica no dia anterior e não ter doenças sanguíneas.

O objetivo da campanha, organizada em Pinheiro pelo núcleo do Hemomar na cidade, é sensibilizar doadores e reforçar os estoques de bolsas de sangue, que sofrem baixas no período junino. A ação também teve a parceria da Universidade Federal do Maranhão (UFMA).