Página Inicial > Notícias > Mistura de ritmos e sabores marcam arraial do campus

Mistura de ritmos e sabores marcam arraial do campus

Festa ocorreu no dia 22 deste mês, com a participação da comunidade de Pinheiro.
  • publicado 25/06/2018 15h31
  • última modificação 25/06/2018 15h31

A diversidade de ritmos marcou o Arraial Campus Pinheiro 2018, realizado no dia 22 deste mês. A festa do Instituto Federal do Maranhão (IFMA) reuniu alunos e a comunidade pinheirense com apresentação de brincadeiras tradicionais da cidade e dos municípios vizinhos Peri-Mirim e Presidente Sarney.

A programação teve a quadrilha Dançando ao Luar, a dança Country Laço de Prata de Peri Mirim, a dança portuguesa mirim Mensageiros da Paz e a quadrilha Arrasta Pé de Presidente Sarney.  Os estudantes do campus também montaram suas quadrilhas, como a quadrilha Maluca, que trouxe uma variedade de ritmos para a festa, e a quadrilha dos Agregados, com o intuito de despertar a inclusão no ambiente institucional. Já os alunos do terceiro ano expuseram barracas com alimentos da culinária maranhense e também de Pinheiro, em uma mistura de sabores.

O arraial já é uma atividade que compõem o calendário acadêmico do campus. É considerado uma atividade pedagógica, integradora e interdisciplinar, que visa estimular a cultura da Baixada Maranhense, em especial da cidade de Pinheiro e dos municípios vizinhos, nos quais grande parte dos alunos residem. O objetivo é fomentar a diversidade e o intercâmbio cultural. A atividade foi coordenada pela Comissão Organizadora da Festa Junina, que agradeceu a participação das brincadeiras tradicionais de Pinheiro e municípios vizinhos que participaram da festa.