Página Inicial > Notícias > IFMA faz campanhas de vacinação e contra uso de drogas

IFMA faz campanhas de vacinação e contra uso de drogas

• publicado 05/07/2018 18h23
  • última modificação 05/07/2018 18h25

Nos dias 26 e 27 de junho foi realizada a Campanha de Vacinação 2018 do Instituto Federal do Maranhão (IFMA) campus Pinheiro. A ação contou com a parceria da Secretaria Municipal de Saúde de Pinheiro, que disponibilizou equipe de vacinadores e recursos materiais. O objetivo da campanha foi de imunizar servidores (as) e discentes principalmente contra gripe e hepatite B, focando na prevenção e promoção da saúde da comunidade escolar.

Ao final da ação, foram totalizadas 164 doses administradas das vacinas gripe, hepatite B e dupla adulto, obtendo uma excelente adesão. A Campanha de Vacinação é realizada anualmente pela Coordenadoria de Assuntos Estudantis (CAE), sendo o setor de enfermagem o principal responsável.

Dia internacional de enfrentamento ao uso de drogas

O dia 26 de junho é considerado internacionalmente como referência no enfrentamento ao uso de drogas, momento no qual são realizadas mobilizações em diversos países. Considerando a prevenção como uma das formas mais eficazes de enfrentamento ao uso indevido de drogas, a Coordenadoria de Assuntos Estudantis (CAE) do Campus Pinheiro realizou ações no período matutino e vespertino com o corpo discente do campus no último dia 26 de junho.

O evento possibilitou momento de discussão e explanações sobre a temática, sendo realizada acolhida com música por parte de alguns discentes, atividade corporal, relato de experiência com representantes da Fazenda do Amor Misericordioso (comunidade terapêutica localizada no município de Pinheiro-MA) e também exposição de desenhos produzidos por discentes. A atividade foi realizada em parceria com o Grêmio Estudantil Negro Cosme e a programação contou ainda com o apoio dos seguintes docentes: Jully Carvalho, Vicente Juciê, Rodrigo Quintanilha e do técnico Rogenes Parga.

Cientes do aumento frequente do uso indevido e abusivo de álcool e outras drogas por adolescentes, ações preventivas e diálogos tornam-se fundamentais para minimizar os riscos a que os discentes estão expostos.