Página Inicial > Notícias > Realizado IV Simpósio de Educação Inclusiva

Realizado IV Simpósio de Educação Inclusiva

Evento aconteceu no Campus Pinheiro nos dias 20 e 21 de setembro, e contou com vasta programação.
  • publicado 27/09/2018 16h31
  • última modificação 27/09/2018 16h32

O Instituto Federal do Maranhão (IFMA) Campus Pinheiro, por meio do Núcleo de Atendimento as Pessoas com Necessidades Educacionais Específicas (NAPNE), realizou nos dias 20 e 21 de setembro o IV Simpósio de Educação Inclusiva, com o tema “Transtornos Globais do Desenvolvimento: os desafios para a inclusão do aluno autista”. Desde 2015, o Simpósio aborda temas relacionados aos processos de ensino e de aprendizagens das pessoas deficientes. O evento contou com a participação dos servidores e alunos do campus, comunidade e entidades relacionadas à inclusão educacional.

Na programação, a conferência de abertura, na noite do dia 20, tratou dos “Transtornos Globais do Desenvolvimento: a questão do espectro autista”, ministrada por Elisabethe Skarletty Fonseca Soares Farias, terapeuta ocupacional do Núcleo Ampliado de Saúde da Família do município de Pinheiro (MA). No dia 21, data que se comemora o dia da Luta das Pessoas com Deficiência, houve mesa redonda sobre “Os Desafios para Inclusão do Aluno Autista no Município de Pinheiro / relato de experiência”, ministrada por Aline Paula Gomes Lopes, que atua como coordenadora municipal da Educação Especial.

Além disso, o professor Victor Hugo Barros Silva, os alunos Daniel Belo Mendes e Wendel José da Silva Amaral, do curso técnico em Informática integrado , e Raday Ferreira da Costa (interprete de Libras), apresentaram o Glossário de Informática em Libras, que é um dos projetos de pesquisa desenvolvido no Campus Pinheiro.

Ocorreram oficinas de confecção de recursos pedagógicos para o atendimento educacional dos alunos autistas; tecnologias assistivas para atendimento educacional de alunos com deficiência visual e cegueira; fundamentos e contextos do uso da Língua Brasileira de Sinais; leitura tátil, orientação e mobilidade, e práticas esportivas adaptadas. Além disso, houve uma Mostra de Cinema de “A forma da água”, de Guillermo del Toro (2018), com a finalidade de mediação cultural sobre inclusão.

“Nestes dois dias de evento, foram compartilhadas experiência, ideias e conhecimentos, por meio de mesas redondas, oficinas e conferências. Sentimos a importância desse evento antes e durante a sua realização. Agora, a nossa expectativa é que, depois de tudo, ainda sintamos o reflexo desses dias no cotidiano das atividades em sala de aula e no ambiente de trabalho”, comentou o coordenador do evento, Jadson Reis.

O coordenador fez ainda um agradecimento especial a todos que colaboraram com a realziação do simpósio. “Agradecemos aos membros da comissão organizadora e alunos monitores pelo trabalho, empenho e dedicação na execução do evento. É salutar destacar que este evento teve a honra de desfrutar da colaboração e parceira da Secretaria Municipal de Educação de Pinheiro e Coordenação Municipal da Educação Especial”, concluiu.