Página Inicial > Notícias > Estudantes participam de viagem literária

Estudantes participam de viagem literária

O grupo explorou a cultura e a arquitetura de São Luís, participou da Feira do Livro e da Semana do Teatro.
  • publicado 27/11/2018 10h52
  • última modificação 27/11/2018 11h00

Feira do Livro, museus, biblioteca, teatro, casarões e escadarias fizeram parte do roteiro da viagem literária que alunos do IFMA Campus Pinheiro fizeram por São Luís no período de 19 a 21 de novembro. A atividade faz parte do Programa Incentivo à Leitura desenvolvido pela equipe de servidores da biblioteca do campus Domingos de Castro Perdigão. A proposta era desenvolver uma estratégia para estimular o interesse pela leitura e aproximar os estudantes do mundo da arte e da literatura. Para isso, a seleção dos 15 alunos que participaram da viagem usou como critérios o maior número de empréstimos de livros no ano e a participação nas atividades do Grupo de Estudos Pré Vestibular (Giesp).

O momento principal da programação da viagem foi a 12ª Feira do Livro de São Luís (Felis), na qual os estudantes participaram de atividades voltadas para o universo literário, além de visitar diversos stands de editoras. Eles conheceram o Museu Histórico e Artístico do Maranhão, o Museu de Arte Sacra de São Luís, o Palácio dos Leões e demais áreas do Centro Histórico da cidade. Também fez parte do roteiro a visita à Biblioteca Benedito Leite, na qual puderam conhecer obras importantes como um manuscrito do escritor Machado de Assis, e a presença na XIII Semana do Teatro no Maranhão, em que viram o espetáculo O Auto da Compadecida, no Teatro Arthur Azevedo.

No último dia de viagem o grupo ainda conheceu a cidade de São José de Ribamar por meio de uma visita guiada pelos pontos importantes da cidade, conhecendo as histórias e lendas a respeito de sua fundação. Os conhecimentos adquiridos pelos alunos nessa atividade serão compartilhados com a comunidade do campus. A viagem foi registrada pelas lentes da estudante Sara Alves e suas fotos serão apresentadas em uma exposição sobre a importância da arte e literatura, além disso os demais participantes irão produzir e publicar um relato de experiência sobre a viagem literária.

“Estamos extremamente satisfeitos por ter oportunizado um momento de grande aprendizado aos alunos e ter conseguido estimular o amor pela literatura, história e arte do Maranhão”, afirmou a servidora Andréia Guida Praseres, que juntamente com Antonia Privado e William Praseres, idealizaram e organizaram a viagem.