Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
  • Acessibilidade
  • Alto Contraste
  • Mapa do Site
  • PortugueseEnglishSpanishChinese (Simplified)FrenchGermanItalian
Página Inicial > Notícias > Campus Pinheiro lança programa de ações sustentáveis
Início do conteúdo da página Notícias

Campus Pinheiro lança programa de ações sustentáveis

O Programa Campus Pinheiro Sustentável prevê a realização de projetos voltados para temática socioambiental.
  • Assessoria de Comunicação
  • publicado 05/06/2019 15h55
  • última modificação 05/06/2019 15h55

Com o objetivo de promover uma política de gestão e conscientização ambiental, a unidade do Instituto Federal do Maranhão (IFMA) em Pinheiro está lançando o Programa “Campus Pinheiro Sustentável”. Proposto pelos professores do curso técnico em Meio Ambiente, o documento foi aprovado pela direção-geral e prevê uma série de ações de ensino, pesquisa e extensão voltadas para conservação e preservação ambiental.

Entre as atividades que fazem parte do programa, destacam-se a criação de uma unidade de compostagem, o incentivo à coleta seletiva e reciclagem, ações de combate ao desperdício no campus e a abertura do Green Office – que será um espaço dedicado a atividades de pesquisa e extensão voltadas à temática socioambiental. Segundo o diretor-geral do Campus Pinheiro, Vandeberg Araújo, trata-se de um programa permanente.

Já o coordenador do programa, professor Bruno de Abreu, comenta que a primeira iniciativa implementada pelo Programa é uma campanha de uso eficiente de energia elétrica. “Estamos aderindo ao uso da iluminação e ventilação natural em alguns horários do dia. Também estamos reduzindo a quantidade de lâmpadas e substituindo por lâmpadas mais econômicas e eficientes”, explica.

O Programa Campus Pinheiro Sustentável está estruturado em sete eixos de projetos de pesquisa e extensão: Mensuração e Diagnóstico da Percepção Ambiental na Comunidade Acadêmica; Conscientização Ambiental; Gestão de Recursos Hídricos; Paisagismo Institucional; Gestão Energética; Gestão de Resíduos Sólidos; Fortalecimento do Mercado Imagem. “Os coordenadores dos diferentes eixos estão trabalhando no sentido de que seja uma ação que integre os diferentes eixos do Campus e, consequentemente, toda a comunidade”, destaca o diretor Vandeberg Araújo.

Acesse o documento na íntegra

registrado em:
Fim do conteúdo da página