Página Inicial > Notícias > Campus realiza desfile de moda inspirado nas cores

Campus realiza desfile de moda inspirado nas cores

A atividade favoreceu a expansão dos conhecimentos de língua inglesa.
  • Ascom, com informações do campus
  • publicado 11/06/2019 11h04
  • última modificação 11/06/2019 11h04

Idealizado e organizado pelo professor Reginaldo Neto, do Instituto Federal do Maranhão – Campus Pinheiro  – que ministra a disciplina de Língua Inglesa nas turmas do 1° e 2° ano do Ensino Médio Integrado, o The First IFMA Colors Parade foi realizado no último dia 20 de maio no campus, onde oito turmas dos turnos matutino e vespertino escolheram misses representando as cores: amarelo, verde, preto, rosa, violeta, azul, laranja e vermelho.

A atividade foi aberta aos discentes, servidores e comunidade externa, promovendo a mostra, aprendizagem e expansão dos conhecimentos de Língua Inglesa de todos os alunos envolvidos. Os jurados do desfile foram sete professores do campus que atribuíram notas, conforme os critérios de julgamento estabelecidos em relação à vestimenta e narração descritiva em inglês das misses. A ganhadora, simbolizando a noite, foi a Miss Black Láyne Santos Pacheco do curso de Administração 2018 – Matutino. A premiação adotada foi a nota máxima no 1° bimestre na disciplina de Língua Inglesa e vouchers de sorvetes para toda a equipe.

De acordo com a organização, toda a produção dos vestidos, sapatos, cintos e capas  – vestimenta de cada uma das misses  – foi manual e confeccionada pelos próprios alunos de acordo com os textos de “passo a passo”, disponibilizados em inglês pelo professor.  “O processo de preparação e o evento em si tornaram-se um facilitador no processo de aprendizagem da Língua Inglesa, desenvolvido em uma abordagem totalmente inovadora, interdisciplinar e atrativa ao público jovem, pois conhecimentos adquiridos em sala de aula como os sufixos em inglês foram aplicados na prática e tiveram tamanha relevância para uma boa interpretação dos “passo a passo” e consequentemente êxito na produção do traje”, avaliam.

O momento favoreceu ainda o incentivo ao trabalho em equipe, envolvendo a criação, planejamento, organização e liderança, explorando também a criatividade, senso estético, habilidade manual e coordenação, características que acentuam a dinâmica interdisciplinar do evento. Para a viabilização de mais detalhes sobre as misses, os componentes de cada equipe, critérios de julgamento preparados pelo professor, autor do evento e mídias digitais, foi criado pela aluna Aline Hesley do curso de Informática 2018, o site “ColorsParade”, disponível em: colorsparade.com.br.

A prática envolveu alunos de cada classe para, durante o desfile, narrar após o tradicional, Ladies and Gentlemen, as medidas, detalhes da roupa e o que cada cor representava, segundo o ponto de vista da sala ali presente. Um dos narradores foi Félix Marques Barbosa, aluno cego do curso de Informática 2019. “Quero agradecer por tudo que fez por nós e por ter permitido que eu vivesse aquele trabalho incrível que foi o desfile”, disse a aluna Antonielle Alves Pinheiro, do curso de Meio Ambiente 2019. “Meus mais sinceros parabéns. Amei a experiência e a energia, que se repita sempre”, complementou Meire Assunção, discente de Arte do IFMA – Campus Caxias. “Aprender inglês assim é muito mais fácil”, finalizou Gabriela Cardoso, discente de Matemática do IFMA – Campus Pinheiro.