Página Inicial > Notícias > Workshop aborda empreendedorismo

Workshop aborda empreendedorismo

Evento ocorreu no dia 11 deste mês, com o objetivo de estimular a criação de negócios
  • publicado 17/06/2019 10h41
  • última modificação 17/06/2019 10h41

Com o objetivo de oferecer noções básicas sobre a criação do próprio negócio, foi realizado, no dia 11 deste mês, o I Workshop de Empreendedorismo e Gestão Empresarial do Instituto Federal do Maranhão (IFMA) Campus Pinheiro. O evento reuniu empreendedores, estudantes da instituição e a comunidade em geral interessados na troca de experiências.

O evento teve mais de 220 inscritos. A iniciativa foi idealizada e coordenada pelos professores do Eixo de Gestão do campus, César Lima e Bianca Rabelo, com o auxílio de 10 monitores, dos quais oito foram voluntários.

A programação teve como destaque o painel “Empreendedorismo: realidade, perspectivas e desafios”, com os convidados Gilson Marques (proprietário dos empreendimentos Cozinha Guidô e Hotel Executive); Luena de Jesus (franqueada Cacau Show); Bruna Elizama (empreendedora do ramo de beleza) e do diretor regional do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), unidade Pinheiro – MA, Breno Soeiro.

A professora e coordenadora do projeto, Bianca Rabelo, ressalta a importância do evento. “A intenção é mostrar que qualquer pessoa pode abrir seu negócio, pode ver formas alternativas de ter uma renda familiar, diante do alto índice de desemprego no país”, disse. Já o diretor-geral do Campus Pinheiro, Vandeberg Araújo, afirmou “que ações empreendedoras perpassam uma série de fatores que não só pessoas que dispõe de recursos são capazes de empreender”.

Já o professor César Lima destacou  a importância de colocar os alunos do IFMA em contato com empreendedores experientes de Pinheiro. “Apresentar a temática à comunidade e aos alunos, trazendo a experiência de empreendedores da região e do SEBRAE, e perceber que os participantes saíram enriquecidos do painel e dos minicursos e oficinas, só nos impulsiona a buscar melhorar cada dia mais a educação da região”, comentou.

Segundo os organizadores, a perspectiva é de realizar uma segunda edição do evento em 2020.