Página Inicial > Notícias > Notícia do Portal > Estudantes realizam ação social em lixão de Pinheiro

Estudantes realizam ação social em lixão de Pinheiro

A atividade integra projeto que pesquisa os impactos socioambientais da gestão de resíduos sólidos
  • Assessoria de Comunicação com informações do campus
  • publicado 26/08/2019 17h25
  • última modificação 26/08/2019 17h25

Estudantes dos cursos técnicos em Meio Ambiente, Edificações e Administração do IFMA Campus Pinheiro realizaram a entrega de cestas básicas a 20 famílias de catadores de materiais recicláveis do lixão do município, na sexta, 23/08. As cestas básicas foram arrecadas junto aos servidores e alunos do campus.

A atividade integra o projeto voluntário de pesquisa “Impactos socioambientais da gestão de resíduos sólidos urbanos no município de Pinheiro/MA”, iniciado em setembro do ano passado.

O projeto tem por meta identificar as principais dificuldades da gestão dos resíduos no município e a rotina dos catadores de materiais recicláveis.

Busca, ainda, verificar os impactos ambientais do lixão à saúde pública e ao meio ambiente e obter a percepção da população acerca dos impactos do lixão na região.

Segundo a coordenadora do projeto, Amanda Feitosa, a necessidade do diagnóstico surgiu pela ausência de uma destinação final resíduos sólidos em conformidade com a legislação rem vigor. “Isso irá tornar possível se vislumbrar mecanismos para a obtenção de uma gestão ambiental mais adequada”, afirmou.

O projeto está em fase de finalização e consiste na realização de visitas de campo, aplicação de questionários, registros fotográficos e pesquisa bibliográfica sobre o tema. Em breve, os dados obtidos serão divulgados.

registrado em: ,
Assunto(s): Ensino , Meio ambiente , pesquisa