Página Inicial > Notícias > Campus Pinheiro realiza o V Simpósio de Educação Inclusiva

Campus Pinheiro realiza o V Simpósio de Educação Inclusiva

Evento ocorreu no dia 20 de setembro, com foco nas práticas educativas para o deficiente visual.
  • Com informações do IFMA Campus Pinheiro
  • publicado 02/10/2019 10h58
  • última modificação 02/10/2019 10h58

Com o tema “Escola e acessibilidade: práticas educativas para a autonomia do deficiente visual”, foi realizado no dia 20 de setembro o V Simpósio de Educação Inclusiva, no IFMA Campus Pinheiro. A programação incluiu palestras, mesa-redonda e oficinas.

As atividades foram iniciadas com a palestra de abertura “Escola e Acessibilidade: práticas educativas para a autonomia do Deficiente Visual”, apresentada por D’layne Giordana Pereira Soares. Em seguida, foi realizada a mesa-redonda “A vivência da pessoa com deficiência visual no contexto escolar”, com Denise Ferreira Costa – IFMA Campus Monte Castelo, Félix Marques Barbosa- aluno IFMA Campus Pinheiro, e Daniele Dayane Silva de Carvalho e Regilene Brito Costa – alunas de Licenciatura em Pedagogia da Universidade Estado do Maranhão (UEMA) Campus Pinheiro. À tarde, ocorreram as oficinas  “Adaptações metodológicas para o ensino de alunos cegos nas aulas de Química e Matemática”, com Jully Hellen dos Santos Carvalho e José Antônio Farias de Sousa, do IFMA Campus Pinheiro; e “Soroban”, com Abraão de Ribamar Aroucha da Silva – Colégio Militar 2 de Julho.

Segundo os organizadores do simpósio, a iniciativa se propõe a estimular a comunidade escolar para a observação dos direitos à igualdade de oportunidade assegurados para as pessoas com deficiência (física, intelectual, visual, auditiva, etc.), o que inclui fornecer meios de acessibilidade aos seus alunos, servidores e comunidade. De acordo com a Lei de Diretrizes Básicas da Educação (LDB), isso deve começar ainda na fase escolar, a partir do contato com práticas e metodologias que garantam a acessibilidade na escola.

O simpósio ocorre no campus desde 2015, organizado pelo Núcleo de Atendimento as Pessoas com Necessidades Educacionais Específicas (NAPNE). Segundo a coordenação do evento, a proposta tem como base a missão institucional do IFMA, que busca oferecer educação com foco na formação do cidadão e no desenvolvimento socioeconômico sustentável.

Certificados

A organização do simpósio informa aos participantes que os certificados estão sendo enviados em PDF para o e-mail cadastro no ato de inscrição para o evento. Qualquer informação pode ser obtida no IFMA Campus Pinheiro ou por meio dos e-mails fatima.correa@ifma edu.br ou jadson.reis@ifma.edu.br.