Página Inicial > Notícias > Notícia do Portal > Artigo de professor do IFMA se destaca em revista internacional

Artigo de professor do IFMA se destaca em revista internacional

Artigo estuda estuda a surgimento, a formação e o padrão de vórtices quando uma monocamada de grafeno de diversas geometrias é submetida a um campo magnético externo.
  • publicado 07/05/2020 20h26
  • última modificação 07/05/2020 20h28

Um artigo de autoria do professor de Física do Instituto Federal do Maranhão (IFMA), Campus Pinheiro, Ícaro Rodrigues Lavor, que atualmente cursa doutorado em Física na Universidade Federal do Ceará, sob orientação do Proessor Andrey Chaves (Departamento de Física/UFC), ganhou destaque na capa do Jornal of Physics: Condensed Matter (edição de 10 de abril), importante revista da área de Física da matéria condensada.

O artigo intitulado “Magnetic field induced vortices in graphene quantum dots”, estuda a surgimento, a formação e o padrão de vórtices quando uma monocamada de grafeno de diversas geometrias é submetida a um campo magnético externo.

O professor Ícaro Rodrigues, que também está fazendo doutorado conjunto na Universidade de Antuérpia, Bélgica, explica que esses vórtices são como se fossem “redemoinhos”, em uma linguagem menos científica, que se reorganizam na folha de grafeno a medida que um campo magnético externo aplicado muda. Ele ainda completa: “a figura da capa ilustra uma folha de grafeno quadrada: nós mostramos que, assim como acontecem nos supercondutores, o padrão dos vórtices em grafeno segue a simetria da folha de grafeno, isto é, se a folha for quadrada, os vórtices irão se organizar de tal maneira a seguir a simetria quadrada”. Ele complementa também que, “quando recebi o e-mail do editor da revista, a cerca de duas semanas atrás, simplesmente pensei que fosse algum spam, não dei atenção. Na semana passada, resolvi enviar um e-mail ao editor da revista, em seguida ele me confirmou que o e-mail que tinha recebido era verdadeiro e me enviou a capa.”, conta. “Fico muito feliz e grato a todos os professores que tive desde quando iniciei a minha graduação em Física na UFC, em 2010, principalmente ao professor Andrey Chaves, que é o meu orientador desde a iniciação científica. Também sou muito grato ao IFMA, instituição que faço parte desde 2017. Tenho certeza que quando terminar o meu doutorado, irei voltar com um conhecimento engrandecedor, podendo contribuir, assim, de maneira mais efetiva no desenvolvimento científico da instituição e da comunidade”, afirmou.

O artigo também teve a colaboração do estudante Rair Macêdo (Universidade de Glasgow, Reino Unido) e dos professores Diego Rabelo (UFC), Gil Aquino (UFC) e do professor Francois Peeters da Universidade de Antuérpia (UA), na Bélgica. Líder do grupo CMT/UA, no qual o estudante está fazendo Joint PhD, o professor Francois Peeters mantém colaboração constante com o Grupo de Teoria da Matéria Condensada (GTMC/UFC), ao qual os professores da UFC fazem parte.

Link para o artigo

registrado em: ,