Página Inicial > Notícias > Campus promove lives e vídeos sobre preservação ambiental

Campus promove lives e vídeos sobre preservação ambiental

Com o tema “Meio ambiente em foco: reflexões atuais e perspectivas”, evento acontece de 03 a 05 de junho.
  • publicado 02/06/2020 12h01
  • última modificação 02/06/2020 12h01

Com o tema Meio ambiente em foco: reflexões atuais e perspectivas futuras, o Instituto Federal do Maranhão (IFMA) Campus Pinheiro vai promover, nos dias 03, 04 e 05, a Semana do Meio Ambiente, que será realizada online, em razão das medidas de distanciamento social. A programação contará com lives e reprodução de vídeos sobre temas ligados à promoção e preservação do meio ambiente. Entre as discussões, serão abordadas as doenças que surgem a partir da degradação dos ecossistemas, tanto no contexto global quanto local – pautando-se os impactos ambientais na Baixada Maranhense –, com a finalidade de se criar uma postura crítica e ativa em relação aos problemas socioambientais.

As lives e vídeos serão disponibilizados na página do campus no Instagram a partir do dia 03 de junho. Segue a programação:

Programação das lives

Dia 03/06, às 19hDinâmica da Paisagem na Baixada Maranhense: observando o passado, entendendo o presente e projetando o futuro.

Professor Benedito Alex M de O Santos (IFMA Pinheiro), mestre em Sustentabilidade de Ecossistemas.

Dia 04/06, às 10hDesafios da Educação Ambiental na Baixada Maranhense.

Professor Danilo Francisco Corrêa Lopes (UFMA Pinheiro), engenheiro de pesca formado pela Universidade Federal de Sergipe (UFS) e doutor em Recursos Pesqueiros e Aquicultura pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE).

Dia 04/06, às 16hEnergia e Meio Ambiente: Consumo Sustentável e Perspectivas Futuras.

Maria Eduarda Ribeiro (ex-aluna do curso de Meio Ambiente do IFMA Pinheiro)

Graduanda em Engenharia Elétrica 7º período do Centro Universitário do Maranhão (CEUMA) e técnica em Meio Ambiente (estagiária da Vale).

Dia 05/06, às 16h30Influência da dinâmica de marés no ecossistema Baixada Maranhense.

Professor Alexandre Vítor de Lima Fonseca, doutor em Ciências pela Universidade de São Paulo (USP) e professor adjunto e diretor do Centro Universitário de Pinheiro.

Programação dos vídeos

Biodiversidade e surgimento de pandemias

Vilena Silva, professora de Biologia/Meio Ambiente e doutora em Biodiversidade e Conservação.

Gestão de resíduos e Covid-19: recomendações e ações práticas

Amanda Alves Feitosa, professora da área de Engenharia Ambiental e mestra em

Engenharia Ambiental.

Desigualdade racial e pandemia: realidades e desafios

Karlana Bianca Matos Sousa, professora da área de Educação e mestra em Memória: linguagem e sociedade.

Sustentabilidade: o que a pandemia pode nos ensinar?

Jackgrayce Dutra Nascimento Silva, professora de Biologia e mestra em Sustentabilidade de ecossistemas.

Recomendações para o enfrentamento da pandemia

Marcelo Jean Vieira Lima, enfermeiro do Campus IFMA Pinheiro, com residência em Atenção Básica/Saúde da Família pela Universidade Federal do Piauí (UFPI).

Saiba mais

O Dia Mundial do Meio Ambiente é celebrado no dia 05 de junho. A data foi criada em 1972 pela Organização das Nações Unidas (ONU), durante a Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente Humano, em Estocolmo, na Suécia e tem por objetivo sensibilizar a respeito da importância de preservar e conservar os recursos naturais.