Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
  • Acessibilidade
  • Alto Contraste
  • Mapa do Site
  • PortugueseEnglishSpanishChinese (Simplified)FrenchGermanItalian
Página Inicial > Notícias > Notícia do Portal > Campus realiza aula inaugural do curso de Gestão Ambiental
Início do conteúdo da página Notícias

Campus realiza aula inaugural do curso de Gestão Ambiental

Solenidade teve participação de palestrante convidado e foi realizada virtualmente para atender aos protocolos de prevenção
  • Assessoria de Comunicação
  • publicado 21/06/2021 10h48
  • última modificação 21/06/2021 10h54

O campus do IFMA em Pinheiro realizou no último dia 7 de junho (segunda-feira) a aula inaugural do curso superior de Tecnologia em Gestão Ambiental. A solenidade foi realizada de forma virtual em decorrência da necessidade de cumprimento de protocolos de prevenção da Covid-19. Participaram do evento o diretor-geral do Campus Pinheiro, Vandeberg Araújo, e os professores Danilo Brito (diretor de Ensino), José Antônio Farias (chefe do Departamento de Ensino) e Bruno Soares de Abreu (coordenador do curso).

Além dos participantes do Campus Pinheiro, a aula inaugural contou com as presenças de convidados do Instituto Federal da Paraíba (IFPB): Mirella Leôncio, que atualmente coordena o curso superior de Tecnologia em Gestão Ambiental no Campus João Pessoa; e Frederico Campos Pereira, diretor-geral do Campus Pedras de Fogo. Os palestrantes trataram da atual conjuntura social, econômica e ambiental face aos desafios e oportunidades para o profissional de Gestão Ambiental. Frederico Pereira apresentou as experiências exitosas de projetos de pesquisa e extensão desenvolvidos no IFPB, apesar de a instituição encontrar-se em um momento de escassez de recursos

Segundo informações do Campus Pinheiro, o curso foi criado para contribuir de forma significativa com a mitigação dos impactos ambientais na região. “A concepção de um curso superior de Tecnologia em Gestão Ambiental na Baixada Maranhense irá contribuir fortemente com o desenvolvimento socioeconômico da região e com sua sustentabilidade ambiental, disse Bruno de Abreu, ressaltando que a iniciativa tratará da relação entre o ser humano e o meio ambiente, com foco em reduzir os impactos negativos decorrentes das atividades econômicas.

Para Vandeberg Araújo, o curso irá formar profissionais especializados na prática da gestão e, consequentemente, aptos a adentrarem rapidamente no mundo do trabalho. “Os futuros profissionais poderão atuar em cooperativas, agroindústrias, secretarias públicas, no setor industrial, no setor de serviços ou como autônomo”, observou o gestor, pontuando que a diversidade de áreas de atuação dá maior suporte às questões ambientais da Baixada.

Fim do conteúdo da página