Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
  • Acessibilidade
  • Alto Contraste
  • Mapa do Site
  • PortugueseEnglishSpanishChinese (Simplified)FrenchGermanItalian
Página Inicial > Campus Pinheiro > Coordenadoria de Assuntos Estudantis (CAE)
Início do conteúdo da página

Coordenadoria de Assuntos Estudantis (CAE)

publicado 29/04/2015 13h04 | última modificação 24/06/2021 11h51

A Coordenadoria de Assuntos Estudantis (CAE) é o setor responsável pela execução da Política de Assistência ao Educando no Instituto Federal do Maranhão (IFMA) Campus Pinheiro, em conformidade com a Resolução CONSUP Nº 36/ 2020. São desenvolvidos os Programas Universais de Assistência à Saúde do Estudante, de acompanhamento psicológico e de apoio à participação estudantil em eventos, além dos Programas  Específicos da Assistência Primária, como o de auxílio alimentação, moradia, transporte, inclusão digital e bolsa de estudos; e da Assistência Secundária, como o Programa de iniciação científica e monitoria.


Serviços

A CAE Campus Pinheiro atualmente dispõe da seguinte estrutura:

  • Serviço de enfermagem:  prevenção de doenças, incentivo a hábitos saudáveis e outras questões relacionadas à saúde e educação, por meio de atendimento individual, de palestras e da divulgação de informações nos murais do campus.
  • Serviço de Psicologia: realiza a escuta e a orientação psicológica dos alunos e servidores que procuram espontaneamente o serviço ou alunos que são encaminhados.
  • Serviço Social: faz o acompanhamento social dos alunos, sendo responsável pela condução dos programas específicos de atenção primária da Política de Assistência Estudantil.
  • Serviço Nutrição:  faz o acompanhamento nutricional dos alunos, sendo também responsável pelo funcionamento do Refeitório Estudantil e implantação do PENAE


Estrutura física

A CAE possui local específico para desenvolver suas ações, com três salas para atendimento (enfermagem, psicologia e serviço social).


Equipe


Programas Universais

Assistência à saúde do estudante:

Atividades realizadas pelos setores de enfermagem e nutrição, que atuam de forma preventiva (palestras, campanhas,  orientações individuais e em grupo, acompanhamento de discentes e servidores, etc.) como também interventiva (atendimento direto à comunidade escolar – estudantes e servidores, realização de encaminhamentos, etc.).

Acompanhamento psicológico:

Realização de intervenção educativa sobre temas relacionados ao ambiente escolar, familiar e societário, além de orientação profissional e ingresso para o mundo do trabalho, acompanhamento do processo ensino-aprendizagem, avaliação e acompanhamento de estudantes com necessidades educacionais específicas, atendimento individual e grupal de estudantes, servidores e familiares.


Programas Específicos de Assistência Primária

Programa de Auxílio Alimentação:

Visa possibilitar o atendimento às necessidades básicas de alimentação aos estudantes em situação de vulnerabilidade social, de modo a contribuir com a melhoria do seu processo de ensino aprendizagem.

Programa de Auxílio Moradia:

Possibilita subsídio financeiro para auxiliar no pagamento de aluguel de imóvel. Destina-se ao estudante que não possui moradia no município onde o campus está instalado e necessita residir na cidade para dar seguimento ao curso.

Programa de Auxílio Transporte:

Visa subsidiar financeiramente parte das despesas decorrentes com transporte dos estudantes que residem em município diferente ao de instalação do campus e realizam deslocamento diário ao campus.

Bolsa de Estudos:

Visa assegurar a permanência do estudante em condição de vulnerabilidade social, por meio da concessão de bolsa mensal em valor pecuniário para custear despesas relativas ao processo educacional.

Auxílio Inclusão Digital:

Visa a inclusão digital dos estudantes do acesso a equipamentos tecnológico de comunicação e pacotes de dados para acesso à rede mundial de computadores.

Programa Específico de Assistência Secundária

Programa de Monitoria:

Possibilita uma experiência pedagógico-acadêmica em cooperação mútua entre os discentes e os docentes, que realizam atividades em conjunto.

Programas de iniciação científica:

Oportuniza alunos experiências de iniciação cientifica através de sua participação em projeto de pesquisa e extensão, como forma de aprofundar seus conhecimentos e despertar os talentos científicos e acadêmicos.

Programas de Assistência ao Educando

  • Alimentação
  • Auxílio moradia
  • Auxílio Inclusão Digital
  • Auxílio transporte
  • Bolsa de estudos
  • Monitoria

Fim do conteúdo da página