Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
  • Acessibilidade
  • Alto Contraste
  • Mapa do Site
  • PortugueseEnglishSpanishChinese (Simplified)FrenchGermanItalian
Início do conteúdo da página

Cursos

publicado 29/04/2015 13h04 | última modificação 31/05/2022 11h05

 


O Instituto oferece três formas de cursos técnicos: integrados, concomitantes e subsequentes. Na forma integrada, o curso de aluno do Ensino Médio junto com uma formação profissional no IFMA. Na forma concomitante, o estudante faz o curso técnico no IFMA e o Ensino Médio em outra instituição de ensino. Já a forma subsequente é para aqueles que já concluíram ou estão concluindo o Ensino Médio e pretendem obter uma formação profissional. Os cursos do PROEJA são integrados e direcionados para pessoas fora da idade escolar que têm apenas o Ensino Fundamental completo. O Campus Pinheiro oferta dos seguintes cursos técnicos:

Administração (Integrado e Subsequente)

Agronegócio (Subsequente)

Edificações (Integrado)

Informática (Integrado)

Marketing (Integrado)

Meio Ambiente (Integrado)

Logística (Subsequente)

Recursos Humanos (Integrado)

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão – IFMA Campus Pinheiro atualmente tem como Curso Superior na instituição o Curso Superior de Tecnologia em Gestão Ambiental. Curso Superior, o Campus Pinheiro, visa o seu campo de atuação, ampliando seu papel social, não ampliando o seu papel social, não aumentando a mudança de padrões de comportamento da sociedade, especialmente não se referindo a questões ambientais, promovendo uma formação profissional sólida , conjugado com a ética e o senso crítico-criativo, comprometido com a realidade socioeconômica, política cultural e ambiental de sua região.

PERFIL DO EGRESSO

De acordo com o Catálogo Nacional dos Cursos Superiores de Tecnologia, o Tecnólogo em Gestão Ambiental projeta, gerencia e executa as atividades de diagnóstico, avaliação de impacto, proposição de medidas mitigadoras – preventivas e preventivas –, recuperação de áreas degradadas, acompanhamento e monitoramento da ambiental, regulação do uso, controle, proteção e conservação do meio ambiente, avaliação de conformidade legal, análise de ambiental, elaboração de laudos e parecer são algumas atribuições das atribuições deste profissional, podendo elaborar e implementar ainda políticas e programas de qualidade ambiental, mudou assim para a melhoria da qualidade de vida e a preservação da natureza.

Assim, deseja-se-se profissional adquirir uma visão de conjunto suficiente para trabalhar em equipe e para cumprir as suas atribuições enquanto profissional da área ambiental. Com o referencial teórico interdisciplinarmente, o estudante deve desenvolver habilidades profissionais gerais e construídas em sua área de atuação.


FORMA DE ACESSO

Através do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) a partir do Sistema de Seleção Unificado (SISU).


INFORMAÇÕES BÁSICAS DO CURSO

Denominação: Curso Superior de Tecnologia em Gestão Ambiental (CST em Gestão Ambiental)

Eixo Tecnológico do Catálogo Nacional de Cursos Superiores de Tecnologia: Saúde e Meio Ambiente

Grau conferido: Tecnólogo em Gestão Ambiental

Modalidade de oferta: Presencial

Regime: Semestral

Prazo mínimo de integralização: 04 semestres (dois anos)

Prazo máximo de integralização: 08 semestres (quatro anos)

Oferta anual de vagas: 40 vagas

Turno: Noturno

Pré-requisito para ingresso no curso: Ensino Médio


ATOS REGULATÓRIOS

Resolução N° 061 de 27 de outubro de 2020 . Conselho Superior, que dispõe sobre a Criação do Curso Superior em Gestão Ambiental no Campus Pinheiro do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia.


MATRIZ CURRICULAR

[tabela_personalizada]

MATRIZ CURRICULAR CST EM GESTÃO AMBIENTAL
1° SEMESTRE Código Disciplinas Carga Horária Créditos
SGA001 METODOLOGIA DO TRABALHO CIENTÍFICO 40 2
SGA002 ECOLOGIA GERAL 80 4
SGA003 FUNDAMENTOS DA ADMINISTRAÇÃO 80 4
SGA004 GESTÃO AMBIENTAL 80 4
SGA005 GESTÃO DE PESSOAS 40 2
SGA006 DESENVOLVIMENTO, ÉTICA E MEIO AMBIENTE 40 2
SGA007 DIREITO AMBIENTAL 40 2
SGA008 ATIVIDADES INTERDISCIPLINARES INTEGRADORAS I 80 4
OPT001 OPTATIVA I 40 2
Total 520 26
2° SEMESTRE Código Disciplinas Carga Horária Créditos
SGA009 ESTATÍSTICA APLICADA 40 2
SGA010 ESTRATÉGIAS DE MARKETING 80 4
SGA011 RECURSOS HÍDRICOS 40 2
SGA012 FUNDAMENTOS DO SENSORIAMENTO REMOTO E SISTEMAS DE INFORMAÇÕES GEOGRÁFICAS 80 4
SGA013 QUÍMICA AMBIENTAL 40 2
SGA014 GESTÃO DE PROCESSOS E DA QUALIDADE 80 4
SGA015 AGROECOLOGIA 40 2
SGA016 ATIVIDADES INTERDISCIPLINARES INTEGRADORAS II 80 4
OPT002 OPTATIVA II 40 2
Total 520 26
3° SEMESTRE Código Disciplinas Carga Horária Créditos
SGA017 FUNDAMENTOS DE GEOLOGIA E GEOMORFOLOGIA 80 4
SGA018 EMPREENDEDORISMO 40 2
SGA019 LICENCIAMENTO E AVALIAÇÃO DE IMPACTOS AMBIENTAIS 80 4
SGA020 GESTÃO E TRATAMENTO DE ÁGUA E EFLUENTES 80 4
SGA021 GESTÃO DE RESÍDUOS SÓLIDOS 80 4
SGA022 GESTÃO DE ÁREAS VERDES E UNIDADES DE CONSERVAÇÃO 40 2
SGA023 ATIVIDADES INTERDISCIPLINARES INTEGRADORAS III 80 4
OPT003 OPTATIVA III 40 2
Total 520 26
4° SEMESTRE Código Disciplinas Carga Horária Créditos
SGA024 GERENCIAMENTO DE RISCOS AMBIENTAIS 40 2
SGA025 PLANEJAMENTO URBANO E AMBIENTAL 40 2
SGA026 AUDITORIA E PERÍCIA AMBIENTAL 40 2
SGA027 ESTRATÉGIAS DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL 40 2
SGA028 MANEJO E CONSERVAÇÃO DE SOLOS E RECUPERAÇÃO DE ÁREAS DEGRADADAS 80 4
SGA029 ATIVIDADES INTERDISCIPLINARES INTEGRADORAS IV 80 4
SGA030 TÓPICOS ESPECIAIS 80 4
SGA031 TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) 80 4
Total 480 24
QUADRO RESUMO
COMPONENTES CURRICULARES 2.040 horas
ATIVIDADES COMPLEMENTARES 80 horas
CARGA HORÁRIA TOTAL DO CURSO 2.120 horas

Disciplinas Optativas a serem ofertadas no CST em Gestão Ambiental

DISCIPLINA Carga Horária Créditos
PORTUGUÊS INSTRUMENTAL 40 4
INGLÊS INSTRUMENTAL 40 4
MICROBIOLOGIA AMBIENTAL 40 4
LIBRAS 40 4
ECONOMIA AMBIENTAL 40 4
GEOGRAFIA DO MARANHÃO 40 4

[/tabela_personalizada]


CORPO DOCENTE

Docentes que atuam no CST em Gestão Ambiental

[tabela_personalizada]

Amanda Alves Feitosa , Professora Mestra – Engenharia Ambiental
Benedito Alex Marques de Oliveira Santos , Professor Mestre – Geografia
Bianca de Jesus Rabelo , Professora de Administração
Bianca dos Santos Fernandes , Professora Mestra – Geografia
Bruno Soares de Abreu , Professor Doutor – Engenharia Ambiental
César Henrique Souza Lima , Professor Mestre – Contabilidade
Danilo Rafael Santos de Brito , Professor Mestre – Biologia e Meio Ambiente
Darlene Rodrigues de Freitas , Professora Mestra – Língua Portuguesa/Inglês
Elton Guimarães Rios Mendes , Professor Mestre – Ciências Agrárias / Agricultura
Filardes de Jesus Freitas da Silva , Professor Doutor – Matemática
Jackgrayce Dutra Nascimento Silva , Professora Mestra – Biologia
José Antônio Farias de Sousa , Professor Mestre – Matemática
Jully Hellen dos Santos Carvalho , Professora Mestra – Química/Química Analítica
Karlana Bianca Matos Sousa , Professora Mestra – Educação
Luzimar Aroucha Ferreira , Professora Mestra – Empreendedorismo Marketing e Vendas
Maria Isabel Soares Oliveira , Professora Doutora – Língua Portuguesa
Ronaldo Silva Junior , Professor Mestre – Direito
Silvestre de Jesus Cunha Paixão Junior , Professor Especialista – Administração/Logística
Thiago Peixoto de Almeida Cavalcante , Professor Doutor – Economia
Vilena Aparecida Ribeiro Silva , Professora Doutora – Biologia/Meio Ambiente
Viviane Lima Coimbra , Professora Especialista – Letras/Português/Língua Inglesa

[/tabela_personalizada]

[/alternar]

COORDENAÇÃO

Coordenação: Bruno Soares de Abreu

E-mail: [email protected]

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/7991412909443574

Clique aqui para esclarecimento de dúvidas, sugestões ou outras informações

[/alternar]

MAIS INFORMAÇÕES

Núcleo Docente Estruturante do Curso – NDE

Colegiado do Curso (fazer link com o arquivo a ser encaminhado)

Projeto Pedagógico de Curso – PPC (Versão 2020)

Plano de Desenvolvimento Institucional – PDI IFMA 2019 – 2023

Projeto Pedagógico Institucional – PPI IFMA 2019 – 2023

Os Cursos de Formação Inicial e Continuada – FIC do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão – IFMA Campus Pinheiro tem por objetivo principal atender às demandas de formação e conhecimento técnico, científico e tecnológico, em consonância com a realidade local e regional mais diferenciação produtiva visando a promoção da cidadania e inclusão social através da formação para o trabalho.

ACESSO AO AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM

Ambiente Virtual de Aprendizagem (Aguardando o link a ser informado)




CONTATO

Calendário Técnico 2022

Calendário Subsequente 2022

 

 

Fim do conteúdo da página